Blog

enxertia

13-02-2013 21:22

Tenho no meu jardim uma ameixoeira brava. Hoje, uns amigos que sabem da arte, enxertaram-ma com duas variedades que n˜ao conheço mas acredito sejam boas...

Diálogo entre Colbert e Mazarino - afinal a receita tem centenas de anos...

13-07-2011 10:06

 

EM 1661

DIÁLOGO ENTRE COLBERT E MAZARINO DURANTE O REINADO DE LUíS XIV

Colbert foi ministro de Estado e da economia do rei Luiz XIV.
Mazarino era cardeal e estadista italiano que serviu como primeiro ministro na França. Notável coleccionador de arte e jóias, particularmente diamantes, deixou por herança os "diamantes Mazarino" para Luís XIV em 1661, alguns dos quais permanecem na colecção do museu do Louvre em Paris.
 
O diálogo:
 
Colbert: Para encontrar dinheiro, há um momento em que enganar (o contribuinte) já não é possível.
Eu gostaria, Senhor Superintendente, que me explicasse como é que é possível continuar a gastar quando já se está endividado até ao pescoço...
 
Mazarino: Se se é um simples mortal, claro está, quando se está coberto de dívidas, vai-se parar à prisão.
Mas o Estado... o Estado, esse, é diferente!!! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então, ele continua a endividar-se...  Todos os Estados o fazem!
 
Colbert: Ah sim? O Senhor acha isso mesmo ? Contudo, precisamos de dinheiro.
E como é que havemos de o obter se já criamos todos os impostos imagináveis?
 
Mazarino: Criam-se outros.
 
Colbert: Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.
 
Mazarino: Sim, é impossível.
 
Colbert: E então os ricos?
 
Mazarino: Sobre os ricos também não. Eles deixariam de gastar. Um rico que gasta faz viver centenas de pobres.

 

Colbert: Então como havemos de fazer?
 
Mazarino: Colbert! Tu pensas como um queijo, como um penico de um doente! Há uma quantidade enorme de gente situada entre os ricos e os pobres: São os que trabalham sonhando em vir a enriquecer e temendo ficarem pobres. É a esses que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Esses, quanto mais lhes tirarmos mais eles trabalharão para compensarem o que lhes tiramos. É um reservatório inesgotável.
 

 

tratamento das árvores

28-02-2011 19:06

 As minhas árvorezinhas já tiverem o tratamento merecido: bem cavadas e estrumadas. Vamos lá ver se elas agradecem com boas sombras ou boa fruta (conforme a circunstância)

A porta do palheiro

28-02-2011 19:04

 Finalmente o nosso palheiro tem porta! Ao fim de desesperar dois anos, para que um carpinteiro lá da terra me fizesse uma porta rústica, adequada ao local, acabei a recorrer a uma carpintaria de Castelo Branco. Mais caro, mas está feito!

Julie & Julia

09-10-2010 00:30

Esta noite vimos na TVCine o filme Julia & Julie. Já o tinha visto no cinema e é daqueles filmes que se vêem com imenso prazer, pela história e pela belíssima interpretação de Meryl Streep.

Depois do filme, fiz aquilo que quis fazer a primeira vez que o vi: procurar na Internet informação sobre as verdadeiras Julia e Julie. Sobre a Julia Child, cujo livro que deu origem à história já vai em 49ª edição, fiquei a saber que morreu em 2004 e que há na Youtube muitos vídeos relacionados com o seu programa de culinária:

 

A primavera está no ar

28-04-2010 16:04

No nosso jardim, a Primavera está no ar. E em tudo o que o  rodeia...

 

Espaço do jardim

01-03-2010 18:51

Este blog será o espaço onde anotaremos as tarefas de jardinagem. O que plantámos, os tratamentos e, claro, os belos resultados em forma de fotografias...

 

Itens: 1 - 7 de 7