Bacalhau com broa

Bacalhau com broa - A família AntunesO bacalhau com broa é um dos meus pratos favoritos. Penso que a primeira vez que o comi foi no excelente restaurante do Hotel Camelo, em Seia, durante um Encontro dos Professores de História do Centro.
Durante muitos anos fi-lo dessa maneira: com uma primeira camada de batata frita, onde pousava o bacalhau. Mas é "chato" fritar batatas. pelo menos eu, não tenho muita pachorra para as fritar. Por isso, quando conheci uma variante do bacalhau com broa, da zona do Douro que substitui a batata frita pela batata assada a murro, mais saudável, experimentei logo. Gostei e é essa que cá por casa passa a ser a oficial.
É um prato fácil e quase sempre com bons resultados.
  • Pega-se em duas ou três postas boas de bacalhau bem demolhado. Coze-se um pouco no forno microondas (mais ou menos 7 minutos) com uma ou duas colheres de leite, para ficar macio.
  • Faz-se um refogado de cebola (muita), alho, uma folha de louro e azeite (não poupo azeite).
  • Esfarela-se o miolo de uma boa broa de milho (a melhor é a do museu do pão em Seia, que se vende nas grandes superfícies).
  • Pega-se numa dúzia de batatas miúdas. Lavam-se bem, dá-se-lhes um talho, põem-se num pirex com tampa, com muito pouca água (uma colher de sopa basta), e levam-se ao microondas por seis ou sete minutos (os tempos do microondas têm de ser de acordo com a quantidade e a potência do aparelho).
  • Tiram-se do microondas e colocam-se num prato de ir ao forno, com um pouco de sal grosso por cima. Na grelha, serão mais cinco ou seis minutos. Quando estiverem secas e a ficarem tostadas, retiram-se do forno e dá-se-lhes um murro (com suavidade, que a passagem pelo microondas tornou-as bem macias...).
  • Agora é só colocar as postas do bacalhau numa travessa (gosto das de barro) de ir ao forno.
  • Por cima coloco o preparado da cebola. Reservo um pouco.
  • Disponho o miolo da broa por cima e rego com o resto do refogado. À volta, coloco as batatas e levo ao forno a tostar.
    Para acompanhar, fica bem um tinto alentejano ou do Douro.